segunda-feira, março 05, 2007

Peter Drucker, o meu reencontro,

Numa aula de controlo de gestão uma cadeira nova que me apareceu neste semestre, conheci um professor fascinante.

Entre várias perguntas, deparei com um homem muito cultivado que me fez pensar realmente é melhor começar a ler mais qualquer coisa sobre a gestão.

Uma das perguntas pairou, sabem quem foi o pai da Gestão?

Entre algumas postas para o ar eu sai-me com o economistas, como keynes, mas sem duvida que não poderiam ser, depoir pensei seriamente, mas que burro que eu sou dizer as coisas sem pensar, pessoas que só sabem analisar gráficos, ou elaborar teorias explicativas. Eis que me lembrei da gestão de recursos humanos e esse homem enterrado nas mágoas de livros que engoli a pressa para me preparar para exame na véspera.

Peter Ferdinand Drucker

(nasceu em 19 de novembro de 1909, em Viena, Áustria - faleceu em 11 de novembro de 2005, em Claremont, Califórnia, EUA). Era filósofo e administrador austríaco, sendo considerado o pai do Marketing moderno. Peter Drucker é o “pai da administração moderna” Peter Drucker é o mais renomado dos pensadores de administração. Presidente honorário da Drucker Foundation e professor de ciências sociais da Claremont Graduate University, Califórnia, EUA, escreveu muitos artigos e mais de 30 livros.

Primeiro “guru” da administração, Peter Drucker, deixou uma obra que é hoje mais actual do que quando foi publicada Há pouco mais de um ano, falecia aos 95 anos de idade Peter Drucker, considerado unanimemente o teórico da administração por excelência, ou seja também o pai da Gestão.
Segundo o professor ele criou o “..card”, numa conversa num jogo de golf em que o presidente da general motors apontava num cartão todas os seus pontos, e comentou que era ideal que na empresa também a informação fosse assim apresentada sobre uma folha, eis que nasceu o controlo de gestão pelos controllers que são pessoas que gerem os recursos, e avaliam a empresa.

Estou certo que avançou temas de gestão que espero um dia por em prática, isso são boas noticias para mim, como gestor por em prática o entendimento deste senhor era uma honra, estarei também iluminado? e por em pratica toda a minha filosofia e todo o saber que aprendi até hoje.

Mas contudo descobri um defeito, mais um deles, mas porque faço questão de ser jovem pelo menos para já, penso só querer crescer, quando sair da universidade ou até arranjar um emprego, a minha postura não é a melhor muitas vezes, e essa é importante para as pessoas que nos observam, acho que tenho que fazer uma autocrítica pessoal e até explanar a situação, pode ser que as pessoas se revejam. Precisamos de cultivar uma postura para os demais tamb+em esses acreditarem em nés, podemos perceber uma mer. desculpem o extrangeirismo mas a aparência conta o dobro.

Alguns sites a consultar:

Foi-se a época em que tempo era dinheiro
Peter Drucker, um ano depois:

Ainda sobre:

» explicou como gerir a grande empresa (corporation, no dizer dos americanos);
»garantiu que a gestão se podia aprender, que não era exclusiva de uns quantos iluminados;
» projectou de novo o papel do “empreendedor”, a mais importante personagem na inovação do tecido económico;
» revelou a sociedade emergente do nosso século, baseada no conhecimento;
» deu nobreza à gestão em todo o género de organizações sem fins lucrativos

2 comentários:

Iasnara disse...

Li tua postagem, saudosa da minha 2ª tentativa acadêmica: "Administração de Empresas". De lá, só o bom Marketing de um Professor mui querido e qualificadíssimo, que dizia: "Peter Drucker é Peter Drucker, os demais são os outros." De fato há os que sabem e fazem, da mesma maneira, existem muitos que apenas dizem.

Então, me diga:
como anda a vida, bom homem? Bons dias.

Patrice Barber disse...

anda formosa, sou um aluno dedicado.
Nem que ao alcool!!