sexta-feira, março 02, 2007

Leis penosas para os fumadores

Que o tabaco tem vindo a aumentar, numa constante subida como o petróleo já a maior parte dos fumadores tinha reparado. Até porque quem fuma, conta bem todos os cêntimos do seu vicio. Esta noticia cai como uma bomba para todos, os estabelecimentos nocturnos, e outros que tenham menos de 100m2, porque passa a haver para o próximo ano, proibições de fumar em diversos recintos fechados.
Eis a noticia de hoje do JN:
«Dentro de um ano, vai ser proibido fumar em bares, discotecas e restaurantes com menos de 100 metros quadrados. Os estabelecimentos com uma área superior podem criar zonas para fumadores, desde que não ultrapassem 30% do recinto e devem ter um sistema de ventilação eficaz.»...
«
As máquinas mantêm-se em cafés, bares, estações de serviço e restaurantes, desde que tenham um mecanismo bloqueador accionado por quem está de serviço, se o utente tiver menos de 18 anos. O jovem terá de mostrar - se solicitado - um documento que prove a sua idade.»

«
Uma outra alteração refere-se ao pagamento de coimas pelos proprietários do local, onde a lei seja violada. Pediram para não serem multados, porque já têm lhes de fiscalizar e advertir o cliente- infractor. O Governo aceitou. Mas considera que estes "devem chamar as autoridades administrativas ou policiais sempre que alguém fume em local proibido e não modifique o seu comportamento".

Nos serviços públicos, estabelecimentos de saúde e de ensino é proibido fumar, mesmo no exterior. Excepção para univers
idades e institutos politécnicos, (há aqui qualquer incoerência??, desculpem quem dá o exemplo não são os jovens, são os mais velhos) .
Nas empresas - cantinas, cafetarias e corredores - cabe à administração, direcção ou gerência.

A proposta de lei aprovada ontem em Conselho de Ministros, será viabilizada pelo PS no Parlamento e aplicada já a partir de 2008.»

Ainda ontem tive em estabelecimentos nocturnos que me dizem baixinho, "estamos lixados as obras que serão necessárias, para tirar daqui o fumo, não os podemos proibir, ou será que podemos", Eu não fumo e tu?

2 comentários:

Dulce disse...

Uma lei que a meu entender... já vem tarde. Mas "antes tarde que nunca", já diz a sabedoria popular.

De qualquer das formas esta lei anti-tabaco tem uns contornos um pouco estranhos e algumas incoerências (a que tu focaste: de continuar a ser permitido em univs e ipl's!!)

E depois, parece-me que os mecanismos usados não vão ser, na prática, os mais adequados e os mais eficientes.
Por exemplo, não estou a ver (como nunca vi...) um dono de estabelecimento a advertir um menor para não comprar tabaco...!

Quanto aos estabelecimentos nocturnos, acho que a solução que em Espanha se utiliza é a ideal: os bares optam por proibir ou por permitir o consumo - e assim o cliente escolhe que tipo de ambiente quer frequentar. Já as discotecas, regra geral permitem, mas muitas delas (em Madrid, por ex.) têm um piso/uma área só para fumadores...

Patrice Barber disse...

Obrigado pela tua iluminação.
é sempre bom uma pessoa com a tua formação e vivência comentar este tipo de noticias. Afinal de contas devemos expor as coisas tal como elas são. Ambos somos conscientes, e como tal Portugal não criou infelizmente mentalidades na sociedade "Fumadores", o respeito pelos demais.
Com o devido respeito para os que não me mandam fumo para a caram, aos restantes respeitosamente falando podiam enfiar esse cigarro no c.