domingo, fevereiro 18, 2007

O Nosso CãO

O sentido de pertença de um animal é familiar a um dono, e só ele consegue perceber exactamente do que estou a falar.

Um cão é obediente por natureza, quando devidamente domesticado, esta palavra é bastante peculiar, pois domesticar algo significa dotar algo de leis, valores, costumes, normas. UM cão é obediente (novamente esta frase), quando lhe apetece!, poderia comparar este comportamento a uma pessoa, mas seria mau da minha parte estar a chamar cão a alguém, é feio.

Mas usam-se a palavra em frases como:

-Esse cão;

-Pareces um cão?
-Tenho uma vida de cão!

Significados mais grosseiros;

Correr atrás de alguém; matreiro; enganador; roubar algo; parvoíce; estupidez; desconfiar, injustiça, entre outros, mediante a imaginação de cada um.

O meu modesto cão, é o cão da malta quando alguém cá vem a casa, desconfia sempre quando alguém chega, ladra ao primeiro sinal dum gato que se atravessa na rua, ou de outros compatriotas.

O meu cão pode não ser de uma grande raça, mas é o meu. Fica triste quando alguém sai de casa para ferias, fica contente quando alguém lhe faz uma festa sobre a cabeça, enfim como outro cão qualquer.

A diferença é que muitos não tem um lar, muitos não tem condições para receber, ou não estão dispostos a isso. É preciso ter estômago para ver tanto pelo a voar pela casa, é preciso educar para fazer o “necessaire” na rua, é preciso ter um carinho quando chegamos perto dele. Vejo o meu boogui como um pequeno animal, civilizado?! Este ser vivo tem dado uma lição de vida a qualquer pessoa desta casa.

Aconselho vivamente um cão, para aumentar o sentido de responsabilidade, interacção das crianças ou adultos, para fins lúdicos (melhor que qualquer jogo de computador) ter de o levar à rua, conhecemos as vizinhas todas, termos alguém para quem educar. Apesar de uma vida razoavelmente curta é um fiel amigo do homem. Se calhar por isso alguns tratam tão bem os seus animais, nao hà cães falsos ,

1 comentário:

Dulce disse...

Posso falar-te do meu cão?
Aliás, da minha cadela. ;)
Luana - a minha paixão, a minha companhia, a minha fiel amiga.

Lembro-me bem do dia que chegou cá a casa. Até aí eu só tinha tido gatos e o meu encanto com animais resumia-se aos felinos e aos cavalos. Nada mais. Ela chegou e eu refilei imediatamente: "Que cheiro a cão", etc etc...

Hoje não sei como seria viver sem ela. É de quem sinto mais falta quando nas segundas feiras de manhã rumo até Lisboa e penso que só vou voltar a acariciar o seu pêlo, a correr ao lado dela e a tê-la aos meus pés na sexta feira ou no sábado seguinte. E que melancólica fico...

Tal como tu, também aconselho vivamente a quem possa, que tenha um cão como animal de estimação. É excelente para o desenvolvimento das crianças e é uma companhia inigualável para adultos.

Para terminar, uma curiosidade que me deixa um pouco chateada com esta língua portuguesa que revela sinais de machismo por tudo quanto é sítio. Confirma:

Cão: s. m., Zool.,
quadrúpede carnívoro, doméstico; melhor amigo do homem;

Cadela: s. f., Zool.,
fêmea do cão;
cachorra;
mulher maldosa;
mulher mal comportada;

grunfffffffff :(