quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Mudar de vida .. tu não viveres contra-feito já "dezia"

Hoje acordei bem disposto, fui trabalhar como de costume, só que a meio do dia decidi dar um novo rumo à minha vida.

DESPEDI-ME da Vi_sopeta. Sem muitas explicações, sem complicações porque não é agora que o dinheiro me faz falta mas sim a formação. Não estou para manter uma insustentável situação de falência técnica de cada dia que passa não haver dinheiro nem sequer para parafusos, não faz parte dos meus ensinamentos enquanto gestor.
Tomei uma decisão que muitos de nós pensamos duas vezes antes do fazer. (e agora vou para onde). De consciência limpa com os meus pecados e o meu orgulho ao alto, posso não ter o dom da gestão e nem se quer estar a desempenhar o papel, mas de facto o meu futuro não passa a montar, limpar, moço dos recados nos artigos de iluminação. Tudo é um inicio de vida, sim fui montador de candeeiros, facto que não me arrependo, mas me permite dizer que quando é preciso também sei vergar a mola. Acreditei num projecto que me foi colocado e findos estes 7 meses um mais do que me foi proposto para subir, nada aconteceu.

Um conselho e um juizo de valor que posso tirar:
-temos de ser fiéis aos nossos principios de igualdade de oportunidades
-devemos visitar os nossos subordinados nem que seja para dar o bom dia, que se passa hoje não pareces com boa cara.
-dar quando possivel uma ideia clara das situações de uma maneira positiva e não de dificuldades de gestão, aos colaboradores das situações do dia a dia, que a última coisa que um colaborador quer ouvir enquanto trabalha, é que não sabe como quando e se vai receber o sário.
-motivar sempre
-ouvir sempre
-o minha avó sempre me disse "quem não vai ver o que tem, não arranja vintém"
-temos de ser profissionais e ter brilho no que fazemos (esta é a minha predilecta)
-Assumir quando erramos e arranjar logo uma solução alternativa para não perder o balanço do processo produtivo.

Aprende isto e muito mais, sinto-me tão cru ainda. Espero outra oportunidade...

2 comentários:

Iasnara disse...

Patrice, a diferença entre nós é que venho levando de barriga o difícil emprego para custear os estudos. Mentalizo todos os dias "é provisório". Mas sempre me dá vontade de mandar tudo às favas! Ter um pouco de tua coragem.
Nossa semelhança: não nascemos para “empregados”, e ainda não nos apercebemos disso.
Boa sorte, querido amigo. Bons ventos sopram para terra férteis.

Dulce disse...

Outras oportunidades virão... nada de desânimo! ;)
Desde logo levas a vantagem de ter a humildade de olhar para trás e de fazer a tua auto-avaliação, o que já é um primeiro passo!

Eu cá acredito que faz bem às pessoas emanciparem-se e procurarem evoluir através da relação com os outros, por exemplo, no meio laboral.
No meu caso, procurei por vontade própria pequenos trabalhos desde muito nova. E aprendi muito com as várias experiências que fui tendo.
O trabalho faz-nos crescer - é a responsabilidade, o respeito pelos colegas e hierarquias, a competitividade interna... são variadíssimos os factores que nos obrigam a pensar e a gerir o nosso comportamento consoante as circunstâncias. E tido isso dá-nos aquilo a que muitos chamam de "bagagem".

Tal como na música:
"estás sempre a tempo de mudar; Muda de vida, se há vida em ti a latejar"